sexta-feira, 4 de março de 2011

Sobre o Carnaval

Durante o tempo que antecede o carnaval, estive mais em Vila Isabel do que em outro lugar, porque o ensaio da azul e branco na 28 de setembro é algo inexplicável. Ver toda aquela gente reunida, cantando um mesmo samba, com vontade de vencer e dando o seu melhor para isso, é uma das melhores coisas do nosso carnaval carioca, além dos ensaios na quadra, com diferentes sambas sendo cantados. Como se não bastasse, o ensaio técnico na Sapucaí só aumentou as expectativas dos foliões de Noel para que o título deste ano seja nosso. Como amante do samba e do carnaval, torcerei como louca para que 2011 tenha a energia da nossa Vila Isabel.

Contudo, a Unidos da Tijuca certamente é uma das candidatas mais fortes. Com o enredo “Esta noite levarei sua alma”, a nação tijucana promete um desfile arrebatador e decerto estará entre as campeãs. Assim como a Beija-Flor – além de sempre fazer um bom desfile, está com um dos melhores sambas, e a homenagem a Roberto Carlos, sem nenhuma surpresa, é merecida.

Salgueiro, falando sobre o cinema, algo que contribui muito para que a beleza tome conta do desfile, também parece vir forte este ano, mas não mais que as já citadas agremiações. A meu ver, Nelson Cavaquinho, imortalizado pela Mangueira, será responsável pela emoção contagiante que a verde e rosa espalhará na avenida, com grande chance de estar entre as melhores.

Mocidade e Imperatriz têm um samba empolgante, mas nada que surpreenda muito. Possuem refrões bons, que com certeza animarão muito o carnaval no Sambódromo, porém essas escolas podem ser beneficiadas pelo fato de que, com o incêndio da Cidade do Samba, Grande Rio, Portela e União da Ilha ficaram desfavorecidas. Aliás, a Grande Rio, com um ótimo samba-enredo, já estava com a vaga garantida para as campeãs e também era forte candidata ao título; infelizmente o trabalho de um ano todo foi afetado, mas a garra da escola emocionará a Sapucaí e o acidente ocorrido proporcionará um emocionante desfile das três escolas que não serão julgadas, mostrando que a solidariedade e a união são o que realmente move as comunidades.

Porto da Pedra, com o enredo sobre Maria Clara Machado, e São Clemente não me parecem tão fortes, não devem ficar entre as campeãs, mas estão confortáveis por não haver rebaixamento. Creio que o que marcará o carnaval de 2011 será a superação, afinal, mesmo com problemas enfrentados, a emoção de ver nossa escola e a paixão na hora de torcer são sentimentos que eternizam qualquer folia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário